terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Deveres do Educador - Funções dos Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I


Ser professor envolve inúmeros itens que não serão citados e não estão em nenhum manual, lei, cartilhas, etc.
Amor, dedicação e envolvimento fazem parte do dia a dia de qualquer sala de aula, seja qual nível for.
O professor não está lidando com máquinas que, mesmo em seu pior dia, pode executar o trabalho de “cara feia”, pois ninguém vai reparar. Mesmo passando por diversos problemas pessoais, o professor tem a consciência que é responsável pelo crescimento do ser humano.
Todos os dias alunos enchem a sala de aula à espera de aprendizado, cada aula é planejada, elaborada, discutida, para assim se tornar significativa ao aluno.
Por mais que se invista em equipamentos na escola: laboratórios, computadores, bibliotecas, etc. tudo isso se resume em material comparado ao papel e à importância do professor.
O professor é figura principal de qualquer sistema educacional, sua função essencial é ajudar a criança à desenvolver seus conhecimentos, a fim de integrá-la em sua comunidade, através da assimilação da nossa cultura. Cultiva no aluno o senso de responsabilidade, o hábito de trabalhar em grupo, o gosto pela pesquisa e pela objetividade científica, assim como o respeito ao próximo. Não somente por meio de aulas verbais, mas sim por exemplos.
O ensino nesses últimos anos está atravessando período de transição entre duas maneiras diferentes e completamente opostas de educar: métodos tradicionais e métodos ativos.
Nos métodos tradicionais o professor é a figura central do ensino que consiste, sobretudo, em comunicar verbalmente os conhecimentos.
Nos métodos ativos, a figura central do ensino é o aluno e o objeto essencial é fazê-lo aprender. Estimulação e manutenção do interesse dos alunos pela escola

 
Qualidades indispensáveis do Professor:
  • Profundo interesse por pessoas.
  • Empatia ou capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa, compreender e mesmo prever as suas reações em determinadas situações.
  • Assimilar o conhecimento de sua especialidade.
  • Equilíbrio emocional - domínio das reações emocionais.
  • Imparcialidade e espírito de justiça.

 
Deveres do Educador - Educação Infantil
Crianças de 3 a 5 anos

 O profissional dessa área carrega consigo tanta responsabilidade, precisando ser valorizado na instituição e na comunidade. Combinando educação e cuidado, com um máximo de 13 crianças por adulto e geralmente duas professoras por classe.

Formação - Nível Superior - Pedagogia - Licenciatura: Educação Infantil.

  •  Professor também cuida

  •  O que significa cuidar? O trabalho de cuidar, realizado pelo (a) professor (a) de creche, é complexo e requer habilidades de ordem psicológica, organizativa e estratégica. Requer rapidez de decisão, capacidade de expressão, de combinação de recursos, da disponibilidade, representada pelo sorriso e pelo acolhimento e, ao mesmo tempo, agilidade para deslocar-se de um lugar a outro e uma capacidade singular para escutar, sentir e compartilhar com o outro.

  • Assumir postura profissional
  • Proceder, orientar e auxiliar as crianças no que se refere a higiene pessoal.
  • Auxiliar as crianças na alimentação.
  • Promover horário para repouso.
  • Garantir a segurança das crianças na instituição.
  • Observar a saúde e o bem-estar das crianças, prestando os primeiros socorros.
  • Comunicar aos pais os acontecimentos relevantes do dia.
  • Levar ao conhecimento da Direção qualquer incidente ou dificuldade ocorridas.
  • Manter a disciplina das crianças sob sua responsabilidade.
  • Apurar a freqüência diária das crianças; respeitar as épocas do desenvolvimento infantil; planejar e executar o trabalho docente.
  • Realizar atividades lúdicas e pedagógicas que favoreçam as aprendizagens infantis.
  • Organizar registros de observações das crianças.
  • Acompanhar e avaliar sistematicamente o processo educacional.
  • Participar de atividades extra-classe.
  • Participar de reuniões pedagógicas e administrativas.
  • Contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino.

 Deveres do educador - Ensino Fundamental – Séries Iniciais

 Crianças de 6 à 11 anos

 
  • O Profissional é desafiado a atuar criticamente na elaboração e execução dos projetos sociais.
  •  Indicação do material pedagógico que é proposto ao aluno.
  •  Decidir sobre metodologia na busca da construção do conhecimento em sala de aula, bem como no uso de outras tecnologias.
  •  Planejar e ministrar aulas, coordenando o processo de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis de ensino.
  •  Corrigir com o devido cuidado e dentro dos prazos estabelecidos, as provas e os trabalhos escolares.
  •  Seguir a proposta Político Pedagógica
  •  Acompanhar e avaliar o desenvolvimento do processo pedagógico dos alunos, atribuindo-lhes notas e/ou, conceitos e avaliações descritivas nos prazos fixados, bem como relatórios de aproveitamento, quando solicitado.
  •  Promover aulas e trabalhos de recuperação paralela com os alunos que apresentem necessidade de atenção específica.
  •  Participar ativamente do processo de integração da escola – família – comunidade.
  •  Observar e registrar o processo de desenvolvimento das crianças, tanto individualmente como em grupo com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem.


 É dever do Professor em todos os níveis de ensino

 
  • Participar ativamente das reuniões de pais, reuniões pedagógicas, conselhos de classe, cursos de capacitação.
  • Realizar os planejamentos, registros e relatórios solicitados.
  • Corrigir com o devido cuidado e dentro dos prazos estabelecidos, as provas e os trabalhos escolares;
  • Comentar com os alunos as provas e trabalhos escolares, esclarecendo os erros e os critérios adotados, louvando os acertos.
  • Documentar os resultados obtidos através de observações, dados de auto-avaliação cooperativa, de forma que possam ser levados ao conhecimento do aluno, pais, professores e especialistas da Escola.

 
Fonte:
A criança, o lar e a escola - Pierre Weil - Editora Vozes
Educação - a solução está no afeto - Gabriel Chalita - Editora Gente

4 comentários:

  1. Oi, querida, hj que conmsegui vir conhecer seu canto!!
    Adorei!!
    Um grande beijo, apareça sempre!!
    Grace
    vidadequilibrista.blogspot.com

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  2. Super importante este post amiga, professor é tudo na vida das crianças. Até hoje me lembro com carinho de alguns. Os professores da Sophia e do Biel (meus sobrinhos) são o máximo, incentivam muito o amor com o próximo, com os animais e principalmente com o planeta. E a gente aprende um monte com eles. Nas ferias já tive que fazer com a Sophia uma boneca de garrafa pet, um vaso de embalagem de iogurte, colagens..rsrs..eu adoro! Tudo obra da professora dela! E plantar ne? Ela tem uma hortinha em casa, toda semana quer plantar algo novo! Beijos
    Re

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  3. Olá Grace, seja bem vinda e volte sempre!!!
    Estou indo já conhecer o seu blog.
    Um grande beijo,
    Kelly

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  4. Olha que legal, fazendo reciclagem e plantando hehehe Isso que é tia!!
    Eu adoro os professores, mesmo aqueles que a gente não gosta, vai na diretoria reclamar e acaba chorando por ele no final do ano. hahaha Quem nunca passou por isso??
    Infelizmente há muitos professores sem comprometimento ainda, mas tenho fé que isso mude!!!
    Um grande beijo,
    Kelly

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O que tem a dizer?

Ser Pedagogo

Ser Pedagogo não é apenas ser Professora, Mestre, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora, Dona de escola.
É mais do que isso.
É ser Responsável.
Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios.
Ser Pedagogo é ser valente, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão em nosso dia a dia.
Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objetivos.
Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião.
Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande
nas mãos.
Talvez até mesmo o futuro...
Nas mãos de um Pedagogo concentra- se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão...
Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo.
Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida.
Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança.
Hoje em dia ser Pedagogo em uma sociedade tão competitiva e consumista não torna-se uma profissão muito atraente, e realmente não é.
Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão aquém do intelecto humano.
Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista.
As pessoas perderam- se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade, é triste pensar assim, muito triste pois este é o mundo dos nossos filhos, crianças que irão crescer e tornar- se adultos.
Adultos em um mundo muito poluído de idéias e sentimentos sem razão.
Adultos que não sabem o que realmente são.
Alienados, com interesses voltados apenas pelo Ter e não pelo Ser.

Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir.
Pode ser ideologia pensar assim, mas como Pedagogos temos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer.
E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar.