sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Que delicadeza!!!

Roupinhas, vestidinhos, babadinhos, tudo delicadinho para meninas.
Não tem como não dizer: - Oww!

Mais aqui DollCake

Internet - Mundo Digital X Segurança

A Internet, seus riscos e conflitos.




No mundo atual não tem como viver sem as maravilhas da tecnologia, já faz parte do cotidiano de todos.
A internet está cada vez mais presente em tudo que fazemos, seja no trabalho, em casa, na rua por meio de celulares. A informação se tornou instantânea, não é preciso buscá-la, ela chega para você.
Muitas árvores são poupadas, pois existem emails para troca de informações.
O mundo está na internet, por meio de uma tela todos conseguem viajar e conhecer sem sair de casa. Você reencontra velhos amigos. Divulga um novo trabalho. Faz novas amizades. Bom não é?
Muito bom, mas em termos.
E as crianças em relação à internet?
Nasceram já conectadas, isso faz parte do mundo em que elas nasceram, não tem como tirar ou excluí-las.
A criança após tirar uma foto já pede para ver como ficou na câmera: - Deixa eu ver?
Sendo que anos atrás, não muitos, para ver uma foto teria que revelar, isso quando algumas não queimavam.
Não tem como negar às crianças que fazem parte desse mundo extremamente digital.
Mas e os riscos que a tecnologia apresenta?
Você conhece quais são?
Você já deve ter ouvido falar em Difamação, Pedofilia, Incitações à violência, Racismo, Nazismo. Isso ocorre muito na internet e o seu filho pode estar vendo, sendo alvo ou fazendo tudo isso.

A tecnologia que serviria para aproximar pessoas, trocar informações, realizar pesquisas, etc. também serve de palco para a prática dos mais variados tipos de crimes.
O Orkut, a maior rede social conhecida no Brasil, tem o maior número de membros, superando os EUA, com mais de 17 milhões de pessoas.
A maior parte das denúncias contra o Orkut são os crimes de Pedofilia, 41,5%.
O anonimato ainda protege alguns bandidos, porém existem alguns “rackers” do bem, investigadores de crimes virtuais, conseguem verificar os “rastros” dessas pessoas. É o chamado IP, esse IP é equivalente a uma impressão digital do computador na internet.
O Orkut pertence ao Google com sede na Califórnia – EUA. A filial brasileira fica na capital de São Paulo.
O Google do Brasil afirma que colocou ferramentas para inibir os crimes no site de relacionamento e um canal de denúncia para os internautas.
Porém isso não deixa todas as crianças protegidas, muitos pais sabem que é possível bloquear programas indevidos, mas existem métodos ainda mais simples e mais eficazes.
Orientar as crianças desde pequenas, desde o início do acesso à internet é essencial para prevenir diversos problemas. A curiosidade é natural nas crianças e pode ultrapassar limites.
Os pais devem conversar, falar sobre o que é adequado para idade deles. Buscar na internet inúmeros sites interessantes para crianças. Estabelecer uma relação de confiança com seus filhos, pedir para contar se sentiu ou viu algo que não gostou na internet.

Ter todas as senhas de redes sociais, programas de mensagens instantâneas e emails. Orientá-los para nunca fornecer em qualquer site da internet: nome, sobrenome, telefone, endereço. Educar para não baixarem conteúdos piratas.

Não adianta entrar em conflito com os filhos por causa da internet, pois não há internet apenas em casa, existem na casa de amigos e lan houses. O que seria pior, pois nem sempre haverá observação.

Existem diversas salas de bate papo separadas por interesses, idade, temas, cidades, etc., mas muito cuidado, pois a pessoa que está do outro lado, muitas vezes não tem a idade que diz ter.
Acriança não tem maturidade e nem malícia para perceber. A pessoa que está do outro lado usa de diversos artifícios para conquistar.
Observem atentamente esse Vídeo

É recomendado que o computador fique em um local onde os pais possam observar seus filhos, nunca deixe o computador no quarto ou em local isolado.

Bullying é um assunto que já escrevi aqui no blog, refere-se à amedrontar, menosprezar, criar apelidos, humilhar, excluir alguém dentro de um meio social; escolas, condomínios, etc. Com a era digital, o bullying é praticado também na internet, acarretando diversos riscos e também sendo colocado como crime.
O que leva alguém a fazer o  cyberbullying com o outro é a certeza de impunidade e do anonimato. A grande defesa da vítima é a denúncia.
Quem pratica cyberbulling,  mesmo sendo menor de idade, vai responder conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, pois é considerado um ato infracional. Podem ter medidas sócio educativas e até mesmo a restrição de liberdade. Os pais vão responder pela parte cível.

O Brasil não possui uma lei específica descrevendo os crimes que são praticados pela internet. Mas qualquer comportamento e conduta criminosa praticada pela internet podem ser perfeitamente descrita pelo Código Penal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e outras leis.
Cabe aos pais também orientarem e alertarem seus filhos com o conteúdo que é colocado na internet.

O grande erro dos pais é deixar as crianças no computador para que fiquem entretidas e assim quietas. Sendo assim fácil para assistir TV ou realizar alguma atividade pendente. O mesmo ocorre com o vídeo-game.

A melhor maneira de evitar é consciêntizá-los dos perigos na Internet. Converse sobre tudo com muito amor para gerar confiança.

Ser Pedagogo

Ser Pedagogo não é apenas ser Professora, Mestre, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora, Dona de escola.
É mais do que isso.
É ser Responsável.
Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios.
Ser Pedagogo é ser valente, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão em nosso dia a dia.
Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objetivos.
Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião.
Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande
nas mãos.
Talvez até mesmo o futuro...
Nas mãos de um Pedagogo concentra- se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão...
Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo.
Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida.
Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança.
Hoje em dia ser Pedagogo em uma sociedade tão competitiva e consumista não torna-se uma profissão muito atraente, e realmente não é.
Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão aquém do intelecto humano.
Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista.
As pessoas perderam- se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade, é triste pensar assim, muito triste pois este é o mundo dos nossos filhos, crianças que irão crescer e tornar- se adultos.
Adultos em um mundo muito poluído de idéias e sentimentos sem razão.
Adultos que não sabem o que realmente são.
Alienados, com interesses voltados apenas pelo Ter e não pelo Ser.

Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir.
Pode ser ideologia pensar assim, mas como Pedagogos temos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer.
E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar.